27 de out. de 2010

O ALiPo na SEFIPE


Nos dias 10, 11 e 12 de novembro ocorrerá a SEFIPE (Semana Faesc de Integração Pedagógica). O evento procura congregar as três graduações da Faculdade (Administração, Pedagogia e Letras) e atrair a comunidade externa às atividades realizadas nos cursos. O dia 10 será marcado pela participação dos professores e alunos de Língua e Literatura espanhola, na Feira Hispânica

O Alipo, dentro do projeto de pesquisa e extensão, fará sua estreia em público, com a montagem de duas oficinas organizadas pelos estudantes do Grupo, e sob orientação do professor Adilson Jardim, que apresentará, no dia 11, a palestra O que é o Ateliê de Arte e Literatura Potencial (ALiPo)? A Arte e a Escola na Economia da Cultura. Nela, tecerá algumas considerações sobre a nova posição da Escola e dos cursos de Letras frente à necessidade de integração interdisciplinar dos professores de Redação, Língua Portuguesa e Literatura entre si e as demais disciplinas, assim como diante das necessidades dos discentes num mundo heterogêneo e ilimitado em possibilidades.  Sem entrar aqui em muitos detalhes, e sem muitas promessas, em ano eleitoral.

Paralelamente, ocorrerá a primeira oficina, no dia 11: ALiPo na Sala de Aula: atividade animada de "vídeo-literatura" para Ensino Fundamental e Médio. Objetivos: lidar com o texto literário de forma inovadora, "dando asas" à imaginação do aluno intérprete, tornando-o co-autor da obra, numa oficina de animação com recursos acessíveis (e divertidos) a todos.
No dia 12, a oficina: ALiPo na sala de aula: o aluno como escritor - técnicas de escrita criativa (e divertida) para Ensino Fundamental e Médio. Objetivos: a apartir da apresentação e execução de técnicas de escrita aplicadas inicialmente por artistas, oferecer ferramentas criativas (e lúdicas) para auxiliar o trabalho dos professores e proporcionar ao público geral intressado na literatura, essa atividade como algo divertido antes de tudo. Fazer do leitor um escritor em potencial.

Bons trabalhos aos membros do ALiPo, e a todos os professores e alunos da Faesc que participarão da SEFIPE. Boas vindas ao público participante.
Professor Adilson Jardim.

3 comentários:

PEDEPOESIA disse...

O evento promete, hein! Muito boa iniciativa. Bom trabalho a todos!

VALDENIDES disse...

Isso é maravilhoso. Prova de que seus membros estão realmente querendo ativar suas idéias. Bom para ampliarmos e propormos mais participação em outros eventos de Letras pelo país afora. Bj

Adilson Jardim disse...

Obrigado, gente.
Boa sorte ao nosso grupo.