19 de jun. de 2010

A Gênese

O início do início do início. Isto não é um grupo de pesquisas. É arte em composição e disposição. Gestação. Títulos enjoam. Cabeças foram feitas para tensar. Tensemos tessituras/tecituras palavras palavras palavras. Jogos. A carne exposta das letras. Isto não é um jogo. Isto não é composição, é reposição, disposição, vontade.  Imagens. Sons. Estamos aqui para arregaçar as mangas sujas da literatura, de todas as artes plásticas, práticas, fáticas. É um grupo de pesquisas. Acadêmicas. Ideias para sermos úteis (a quem?), uterinos, ulteriores, a quem possa interessar. A nós mesmos. A todo mundo (mas mundo é muita gente). Perseveremos. 

Somos estudantes de Letras e Pedagogia, mas somos amantes das artes, por enquanto namorados, ou ainda menos: flertamos com elas, distantes, timidamente. Rótulos não convêm, não somos de Letras, somos das letras; não somos de Pedagogia, somos as crianças levadas pelas mãos da Curiosidade.

O ALiPo é pura arte em estado de potência. Buscamos saber o que é a arte e a literatura potenciais. Buscamos mais: criar junto com esses fulanos que andam por aí revelando seus segredos, em todas as instâncias; da divulgação dos nossos grandes inspiradores, o OuLipo (Ouvroir de Littérature Potentielle) às manifestações "populares" (conceito rótulo de rótulo), tais como o cordel e música de câmara, o ballet e o repente, o mural e a pichação, o cinema e as sombras chinesas. Tirar as artes do nicho e os artistas dos púpitos, fazermo-nos artistas e levarmos arte para o campus, para a sala de aula, para nossas vidas.  

Após o terceiro encontro de nosso grupo, aqui está nosso espaço.Começamos. Comecemos. 

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns mais uma vez, amigo! Que este seja o início do início do início de uma longa e eica caminhada em prol das Litera(l)turas! Voemos juntos! Abçs!

Adilson Jardim disse...

Obrigado, Neilton.
Confio muito no talento do grupo e espero estar à altura do empreendimento. Aguardo tuas surpresas, também. Abraço.

Unknown disse...

O AliPo é nosso parque de diversões. Obrigada, Adilson, pela confiança.

Adilson Jardim disse...

Vamos nos divertir, Evelyn. Com vocês, espero fazer dos estudos em literatura algo mais leve e prazeiroso.