Esta seção é dedicada às atividades desenvolvidas por professores e alunos-pesquisadores do Alipo. Somos inspirados pelos processos de criações artísticas do Oulipo (Ouvroir de Littérature Potentialle), da França, sob a égide das contraintes ("restrições"), mas nosso trabalho se volta para a sala de aula, como recurso auxiliar aos professores de Redação e Língua Portuguesa (e os que mais quiserem se beneficiar). O objetivo é possibilitar a esses profissionais desenvolverem nos seus alunos o hábito da leitura, a criatividade e a habilidade com as ferramentas pedagógicas: dicionários, gramática, gêneros textuais etc. Tudo isso de maneira lúdica, estimulante e desafiadora para o discente (e o docente, sem dúvida). Seguem algumas das atividades criadas por nós dentro do grupo:
RECONTAÇÃO (Adilson Jardim): Consiste em apresentar uma história em cima de uma imagem de domínio público, dessas bem conhecidas por todos. A ideia é dar um novo sentido à imagem ou bem contrário ao seu contexto original.
Variação: O aluno deve criar uma história para a imagem com textos de escritores ou poetas famosos, à sua escolha;
Material sugerido: fotografias, poemas, contos, papel e caneta, tesoura e cola;
Exemplo:
Domingo no Parque (criação de Adilson Jardim, a partir de fotografia sobre o Holocausto Judeu)
Que saudade das tardes de domingo de minha infância. Meu pai levava meu irmão e eu ao parquinho atrás de nossa rua, enquanto mamãe ficava em casa, preparando o jantar. Yosef colocava o casaquinho e sua boina preferida, enquanto eu me contentava em pegar na mão de Papai. No parquinho havia muitas brincadeiras, tantas que as crianças voltavam exaustas, mas satisfeitas. Mal contínhamos nossos risos, e na volta para casa histórias não faltavam. Yosef pediu a Papai que fôssemos brincar na cidade do velho oeste americano, e eu fingia que era a mocinha desprotegida. Papai vestia o casaco com uma estrela de xerife no peito e Yosef era sempre seu ajudante. Naquela tarde, prenderam três bandidos, dois índios e um rapaz que roubou o beijinho no rosto da mocinha em perigo. Seu primeiro beijo.
ALFABETO ILUSTRADO (Adilson Jardim):
ALFABETO ILUSTRADO (Adilson Jardim):
Em muitos livros didáticos e "para-didáticos" aparecem essas letras coloridas, com um objeto as representando (Avião, Bola, Casa etc.). É um modo intressante de os alunos em fase de letramento memorizarem a aplicação de cada uma. Outra possibilidade é fazer das letras um ícone ativo na elaboração do objeto que o representa, em que ambos formem elementos conjuntos em uma escultura, uma tela, uma arte, enfim. Aqui, a proposta é escolher um tema comum (no caso da figura aqui abaixo, o "circo"), para que cada objeto esteja tão ligado ao anterior quanto as letras entre si que formam o abecedário. Torna-se, de certa forma, um jogo de adivinhação sobre que figura aquela letra representa.
Material sugerido: revistas com fotos, desenhos, imagens retiradas da internet e impressas, tesoura e cola e cartolina. Exemplo:
clique na imagem para ampliá-la
NARRATIVA EM TANGRAM (Adilson Jardim):
O Tangram é um quebra-cabeças chinês composto de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com ele, as pessoas podem montar os mais variados objetos. Aqui, a ideia é formar narrativas com essa mesma quantidade de peças, com tema definido, e sem usar palavras. As peças corresponderão a personagens, objetos e situações do enredo. Abaixo, uma história simples, usando apenas 1 quadrado, 1 triângulo e 1 paralelogramo. Tema: adultério.
Material sugerido: papeis coloridos para as peças e o fundo, lápis, régua, tesoura e cola.
JANELA SECRETA (Renilson Arcanjo):
Essa é uma ideia desenvolvida por Renilson, que consiste em, à maneira de criptografias (mensagens codificadas), "esconder" um texto dentro de outro, que será revelado através de uma chave. Essa chave é um papel em que serão perfuradas "janelas" que revelarão as palavras procuradas no texto do papel de baixo. Pode-se escrever um texto como uma carta, um mini-conto ou então aproveitar a página de um jornal, um livro etc. Para perfurar as janelinhas no local certo, sugiro o uso de papel-manteiga ou vegetal, para depois aplicar na cartolina. A mensagem de baixo pode ser comentário sobre tema sugerido.
Material sugerido: revistas, jornais, caneta, papel A4 ou folha de caderno, tesoura, cartolina. Abaixo, exemplo feito por Evelyn Leite:
clique na imagem para ampliá-la
NARRATIVA EM TANGRAM (Adilson Jardim):
O Tangram é um quebra-cabeças chinês composto de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com ele, as pessoas podem montar os mais variados objetos. Aqui, a ideia é formar narrativas com essa mesma quantidade de peças, com tema definido, e sem usar palavras. As peças corresponderão a personagens, objetos e situações do enredo. Abaixo, uma história simples, usando apenas 1 quadrado, 1 triângulo e 1 paralelogramo. Tema: adultério.
Material sugerido: papeis coloridos para as peças e o fundo, lápis, régua, tesoura e cola.